Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

Tenho uma patente, mas não tenho dinheiro. O que fazer


Como já mencionado nos artigos Sua ideia é única o suficiente para ser uma startup? Descubra Como posso conseguir contatos de investidores para minha ideia? a pergunta sobre o que fazer para achar possíveis investidores é recorrente. Estes artigos, inclusive, trazem referencias a diversos outros que abordam este tema.

O diferencial neste caso é que o leitor possui uma patente.

Aproveitando esta situação apresentada pelo leitor farei algumas considerações sobre a proteção à propriedade intelectual. Trata-se de um aspecto tratado por muitos empreendedores com desprezo diante de todos os problemas que eles enfrentam ao iniciarem-se nos negócios.

O nome da empresa, o logotipo, o “nome fantasia”, a marca e toda a apresentação visual da empresa merecem ser protegidos desde o início. Para tanto devem iniciar o registro de marca, uma das proteções à propriedade intelectual, no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual, antes de tornar público o nome e os demais itens mencionados. Desta forma o empreendedor se protege contra o uso inadequado por terceiros. O processo é burocrático, lento e oneroso, mas deve ser feito.

Da mesma forma, as patentes são o mecanismo de proteger as invenções. Assim o empreendedor poderá usufruir dos benefícios da sua invenção impedindo, durante alguns anos, que esta invenção seja usada sem a sua autorização e sem ser retribuído financeiramente pelo uso desta invenção por terceiros.

Menosprezar estas proteções pode acarretar em muitos problemas no futuro, especialmente se o seu negócio prosperar. Nessas horas surgem “espertos”, estelionatários, que tentarão tirar proveito do seu sucesso. Juridicamente, o registro prévio da propriedade intelectual é a sua única proteção contra estas pessoas.

Feita esta superficial introdução segue uma rápida resposta ao leitor.

Antes de procurar um investidor, você precisa desenvolver um Plano de Negócios. Se for um inventor, provavelmente as suas competências como gestor de negócios devem ser insuficientes para desenvolver o negócio como um todo. Então a sua busca não é apenas por um investidor, mas, também, por um parceiro especialista em gestão, para desenvolver e administrar o seu empreendimento. Sem um Plano de Negócios bem desenvolvido, você dificilmente fará uma boa negociação ao procurar financiamento para o empreendimento.

Lembre-se que um bom negócio não diz respeito apenas a ter à disposição um bom produto. Isto é uma condição necessária mas está longe de ser suficiente.

Um negócio exige o emprego de competências diversas que não se encontram presentes em uma única pessoa. Deverá aprender a criar relacionamentos que levem a parcerias com “especialistas” em cada área de competência, a desenvolver confiança com estes parceiros e a conviver com pessoas que certamente irão discordar de você em muitas questões relevantes referentes ao negócio.

Como mencionado nos artigos já apontados e recomendados acima, achar um potencial investidor não deveria ser problema. Há muitas pessoas com dinheiro disponível, interessadas em investir em startups. Poderá achá-las na internet. O difícil será, em primeiro lugar, encontrar aquele que se identificar com você e com a sua ideia; demonstrar a ele que o negócio proposto é rentável e viável; e saber negociar os termos da parceria para que as partes envolvidas consigam selar um acordo convencidas de que estão iniciando um relacionamento duradouro que atende as expectativas de todos os envolvidos.

Mãos à obra então. Boa sorte!! Até a próxima.

Cristian Welsh Miguens é professor do curso de negócios da Universidade Anhembi Morumbi.

Envie suas dúvidas sobre startups para pme-exame@abril.com.br.

FONTE: EXAME 


Notícia publicada em: 18-08-2017

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco