Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

Manual do Mercado Monetário Brasileiro


Política Monetária: a política monetária atua sobre os meios de pagamentos, títulos públicos e taxas de juros, modificando o custo e nível de oferta do crédito. Ela determina o nível das taxas de juros e a oferta de crédito na economia. No Brasil, usamos um modelo de política monetária chamado de Meta de inflação. Neste modelo o principal instrumento é a taxa de juros, que é determinada com vistas a cumprir a meta estabelecida para a inflação do ano.

Política Cambial: a política cambial deve ter como objetivo gerenciar as contas externas do país. É formada por um conjunto de normas e regras que podem impor controles ao mercado onde se negociam moedas estrangeiras.

Política fiscal: é a decisões do governo sobre como e quando irá arrendar de tributos e sobre quanto e de que forma irá gastar os recursos disponíveis.  A política fiscal exerce um forte impacto na política monetária, dado que pode haver diminuição ou aumento dos gastos públicos e/ou diminuição ou aumento da carga tributária.

A política monetária é implementada de 3 forma, pelo COPOM – comitê de política monetária:

– Recolhimento de compulsórios: representa o montante cobrado sobre depósitos a vista, a prazo, poupança e etc., que os bancos obrigatoriamente recolhem ao BACEN. Ao recolher estes recursos o BACEN está diminuindo a capacidade dos bancos de emprestar.

– Redesconto: empréstimos que o Banco Central faz aos bancos que tenham necessidade de liquidez. Ao utilizar este instrumento o BACEN está colocando dinheiro na economia. É um tipo de cheque especial para os bancos.

– Open Market: Permite que as autoridades monetárias façam a expansão ou a retração dos meios de pagamento.

Quando o governo define a política cambial ele procuram envolver: o acesso ao mercado de cambio e o preço da moeda estrangeira dentro do país. A política cambial brasileira a muito tempo que utiliza através do sistema de preço de flutuante, isto é o mercado estabelece o nível da taxa de câmbio no país.

Mas se o doar se valorizar acima de um nível que possa impactar outras variáveis econômicas, como a inflação, o Banco Central pode atuar vendendo dólar para tentar baixar seu preço e o inverso também é valido.

O COPOM tem 3 objetivos básicos:

Inflação é o aumento contínuo nos preços gerais da economia durante um certo período de tempo, que gera perda na capacidade de compra da moeda.

Os índices de preços mais importantes são:

Este índice é calculado pelo IBGE e o universo de pesquisa são pessoas que ganham de 1 a 40 salários mínimos, nas regiões metropolitanas das principais capitais do país ( Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador, Curitiba, além do distrito federal e o município de Goiânia. Este índice é o índice oficial do governo, funcionando como parâmetro para o sistema de metas inflacionárias desde julho/99.

É calculado pela fundação Getúlio Vargas, por solicitação da FEBRABAN e compreende o período entre o dia 21 do mês anterior ao de referencia a o dia 20 do mês de referência. É composto pela média ponderada de 3 outros índices:

Outros indicadores existentes no mercado:

Definição meta de taxa de juros pelo COPON

A definição da taxa de juros é feita pelo COPON. Esta taxa é a média das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC – Sistema Especial Liquidação e Custódia.

O PIB é tudo que é produzido em um país, seja ele produto ou serviço, e pode ser medido pela ótica da produção e do dispêndio.

Pela ótica da produção: é a soma de 3 setores (agropecuário + setor industrial + setor de serviços)

Pela ótica do dispêndio: é a soma do consumo + investimento + gastos do governo + exportações – importações

Fonte.:

– Lei 4595 – chamada lei da Reformas Bancárias

–  Lei 4728 – chamada lei do Mercado de Capitais

– Matérial de Mercado Financeiro e de Capitais – Universidade Paulista 2017

Por Lucas Marques da Silva

Fonte: tributario.com.br


Notícia publicada em: 07-04-2017

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco