Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

Investir em ações sustentáveis é alternativa para empresas que buscam inovar


Nos últimos anos, o conceito de sustentabilidade ganhou muita força e vem alterando o modo como vemos o mundo e os seus limitados recursos naturais. A sustentabilidade pode ser entendida, então, como a capacidade dos cidadãos interagirem com o meio ambiente de forma responsável, respeitando os recursos naturais para evitar que eles se esgotem em um futuro próximo.

Com as ideias sustentáveis em alta, é natural que cada vez mais pessoas comecem a pensar o mundo de outra forma: ainda que de forma gradual, muitas práticas e ações sustentáveis vêm sendo tomadas. Mas não é apenas a sociedade que está em busca de um planeta melhor. Muitas indústrias e empresas andam buscando modificar suas práticas cotidianas seguindo os princípios sustentáveis. Através dessa nova modalidade, a chamada “economia verde”, as empresas verificaram que conciliar o desenvolvimento de produtos e a preservação do meio ambiente é possível!
 
Um dos segmentos que mais vem se destacando nesse sentido é o dos lava-rápidos. Muitos empresários do setor estão recorrendo a diversas estratégias, como poços artesianos, sistemas de reuso e lavagem a seco, para evitar o uso desnecessário de grandes quantidades de água. Tendo em vista que uma lavagem comum pode desperdiçar até 500 litros de água, os sistemas de reuso são uma boa alternativa para reutilizar a água e evitar o desperdício.
 
Um aparelho que vem ganhando espaço nos lava-rápidos é o aspirador de pó industrial. Esse equipamento é uma ótima opção para as empresas que estão buscando aprimorar o seu serviço respeitando o meio ambiente, já que o aspirador de pó pode fazer a limpeza do automóvel sem a necessidade de utilizar água.
 
Outro exemplo da economia verde são as empresas que estão adotando o curauá, bromélia típica da Floresta Amazônica, que apresenta fibras flexíveis e resistentes, que podem substituir as aplicações de fibra de vidro. 
 
Além disso, existem algumas empresas que estão apostando na logística reversa, que é a área responsável pelo fluxo reverso de produtos, para garantir que eles sejam descartados de forma adequada. Essas empresas passaram a vender equipamentos eletrônicos com um selo que garanta que o produto receberá o destino ideal no momento do descarte. Em alguns casos, o consumidor pode optar por pagar uma pequena taxa, para que a própria empresa se encarregue de, ao final da vida útil do produto, retirá-lo no domicílio do cliente e dar a ele a destinação adequada.
 
Além dessas ações, muitas práticas simples e fáceis podem ser tomadas para reduzir o impacto das indústrias no meio ambiente. Aplicar a coleta seletiva nas empresas e buscar cooperativas que recebam esses resíduos pode ser uma boa alternativa. Para reduzir os custos da empresa e estar em dia com a preservação do meio ambiente, investir na energia solar também pode ser uma boa ideia. Por fim, trocar as lâmpadas incandescentes por fluorescentes pode representar uma economia mensal de até 65%.
 
Fonte: atribuna.com.br

Notícia publicada em: 16-06-2016

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco