Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

Entendendo a remuneração Pró labore


Para melhor entendimento da palavra pró-labore, elaboramos este artigo para definição e direcionamentos aos Sócios – Executivos e Administradores de Empresas que ainda confundem o entendimento sobre o tema.

Pró-labore tem origem do latim e significada “pelo trabalho” sendo uma forma de remuneração para os sócios e administradores baseados sobre as atividades administrativas desempenhadas e seu perspectivo valor de Mercado, geralmente contabilizado como despesa administrativa (Honorários da Diretoria, ou Salários da Administração).

Na ótica das legislações trabalhistas brasileiras, o pró-labore é obrigatório para todos os sócios que exercem atividade em uma empresa, entretanto não existe uma lei que limite os valores a serem recebidos, isto é acordado entre o profissional e a sociedade, e sobre o montante deve incidir a contribuição previdenciária, diz o Administrador Lucas Marques da Silva, diretor tributário da Target BPO.

Tanto os sócios quanto o administrador deverão ser indicados no contrato social e submetidos ao pagamento da Previdencia Social porem não sendo obrigatórios os benefícios como FGTS, 13º salário, férias, entre outros.

Após a definição do valor a ser pago aos sócios e administradores em forma de pró-labore de acordo com suas tarefas e responsabilidades, é importante formalizar esse acordo para que haja validade jurídica no Direito Trabalhista, podendo ser um adendo no contrato social registrado na Junta Comercial do Estado.

Segundo Erotides Guimarães, sócio da Target BPO, a diferença entre o lucro distribuído e o pró-labore, é que o lucro distribuído é o rendimento do capital aplicado no qual todos os sócios tem direito ao recebimento da sua parte, e o pró-labore se refere à prestação de serviços mediante o recolhimento da contribuição previdenciária.

Fonte de Pesquisa.:

Por Lucas Marques da Silva

Fonte: tributario.com.br


Notícia publicada em: 16-09-2016

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco