Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

Complexo, sistema tributário do Brasil aumenta os custos de empresas e gera conflitos com o Fisco


Evento em Curitiba apresenta como deve ser o planejamento tributário ideal para evitar transtornos e diminuir o ônus tributário

No Brasil, uma empresa gasta, em média, 2.600 horas para pagar os mais de 98 tributos federais, estaduais e municipais a que está sujeita. O dado é do último relatório Doing Business, estudo anual do Banco Mundial, que mostra que a situação é bem diferente nos demais países da América Latina e do Caribe, onde essa média é de 503 horas. De acordo com o tributarista e diretor da ROIT Consultoria e Contabilidade, Lucas Ribeiro, o sistema brasileiro de arrecadação de impostos é um dos mais complexos do mundo e não só consome o tempo, mas aumenta os custos das empresas. Para debater o assunto e indicar aos empresários a melhor forma de organizar o pagamento de tributos, sem gerar gastos e nem divergências com o Fisco, a ROIT Consultoria e Contabilidade promove, no dia 9 de fevereiro, a palestra “Planejamento Tributário Inteligente”, em Curitiba.

Entre os principais temas do evento está a escolha do regime tributário mais adequado para cada empresa. Os especialistas irão discorrer, detalhadamente, não só sobre as oportunidades e as diferenças entre Simples Nacional, Lucro Real e Lucro presumido, mas também sobre diferentes estratégias para cada tributo, separadamente. Assuntos como as recentes alterações para o Imposto sobre Serviços (ISS), a importância do planejamento sucessório e o Imposto de Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD), também estão entre os destaques. “Um planejamento tributário inteligente é construído para cada empresa, a partir de estratégias conjuntas entre todos os tributos. Apenas comparar regimes tributários não é suficiente e pode onerar ainda mais as atividades da empresa, tornando-a menos competitiva”, explica o diretor da ROIT.

No Brasil, a carga tributária – soma de todos os impostos, contribuições e taxas pagas pelos cidadãos e empresas em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) – é de 36%, enquanto em países desenvolvidos, como os Estados Unidos e o Japão, esse valor é de 29% e 21% respectivamente. Além de alta, segundo Ribeiro, mais de 70% da arrecadação tributária nacional é proveniente do setor produtivo, quando em países ricos, essa taxação é feita, principalmente, sobre a renda das pessoas físicas. “A cobrança de impostos em nosso país é incoerente, por isso tanto se fala em reforma tributária. Mas enquanto ela não acontece, para que essas altas taxas não gerem prejuízos as nossas empresas, é preciso um planejamento tributário eficiente”.

A palestra “Planejamento Tributário Inteligente” é organizada pela ROIT – Consultoria e Contabilidade e as inscrições podem ser feitas pelo site: http://www.roit.com.br/evento/planejamento-tributario-inteligente

Fonte: Segs - Portal Nacional 


Notícia publicada em: 01-02-2017

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco