Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia 35 3425.0059 | 35 98868.0059
 
 

Arquivo de Notícias

 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
 

80 por cento das empresas esquecem da segurança em sua jornada digital


Os projetos de transformação digital estão presentes em praticamente todas empresas indagadas por um estudo global da Dell. A fabricante encomendou uma pesquisa junto a 631 profissionais de TI de organizações com mais de mil funcionários e identificou que 97% delas têm investido em soluções voltadas à digitalização dos negócios.

O ponto preocupante, porém, é que apenas 18% dizem que a área de segurança tem sido envolvida desde o início em iniciativas envolvendo temas como mobilidade, aplicações e infraestruturas em cloud e IoT (Internet das Coisas).

A pesquisa mostrou que, apesar de a segurança da informação não ser tratada como uma prioridade, 85% dos entrevistados reconhecem que se os profissionais da área estivessem envolvidos desde o início nos projetos ligados à transformação digital, a segurança poderia ser melhor aproveitada nos projetos.

 

Além disso, dos entrevistados, só 27% descrevem que suas companhias estão no ‘meio da transformação digital’, embora 72% reportam que estão trabalhando em projetos de mobilidade, 68% na área de cloud computing e 37% já trabalham com IoT - temas classificados pela Dell como "transformação digital". 

Quando questionados sobre as tecnologias associadas à segurança digital, 96% dos executivos de TI entrevistados afirmaram que essa questão representa um desafio por diversos fatores, incluindo: falta de recursos; riscos relacionados às brechas de segurança; dificuldade de encontrar o balanço correto entre a segurança e a produtividade dos profissionais; e falta de controle.

Para 85% dos entrevistados, os profissionais que trabalham nas empresas enxergam as equipes que cuidam da segurança da informação como uma barreira aos projetos de transformação, mas o mesmo percentual (85%) reconhece a segurança como a tecnologia mais necessária no futuro e 55% admitem que têm planos específicos de adoção de soluções nessa área.

“A pesquisa confirma nossa percepção de que as empresas reconhecem a segurança como um fator chave no processo de transformação digital, na medida em que esse modelo expõe o negócio a novos riscos, mas nem sempre têm tido o cuidado adequado com essa questão”, avalia Vladimir Alem, gerente de marketing da Dell para América Latina.

Por fim, o levantamento identificou que 76% dos respondentes afirmam acreditar que a segurança da informação foi implementada de forma tardia nas iniciativas de transformação digital, enquanto 85% dizem que os times de negócios evitam o engajamento com as equipes de segurança da informação por receio de terem suas iniciativas bloqueadas. Ao mesmo tempo, 63% acreditam que essas preocupações não têm fundamento.

Fonte: http://computerworld.com.br/


Notícia publicada em: 27-07-2016

 
 
VOLTAR
 
Claudinei Ferreira Advocacia
 
Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia Claudinei Ferreira Advocacia
 

cadastre-se para receber nossos e-mails

 

©2018 Claudinei Ferreira Advocacia - Todos os Direitos Reservados

O Escritório     Áreas de Atuação     Advogados e Parceiros     Responsabilidade     Fale Conosco